Criada pela Lei n.º 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE-GO de 20 abril de 1999)
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE QUIRINÓPOLIS
End: Av. Brasil Qd 03 Lt 01 Conjunto Hélio Leão III – CEP: 75860-000 – Quirinópolis-GO
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Disciplina: QUÍMICA APLICADA A BIOLOGIA
Professor: Antônio Carlos Agda Novaes
Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Carga Horária: 110 Teórica: 95 Prática: 15
Ano: 2012
PLANO DE CURSO
I Ementa:
Estudo do átomo (atomística). Classificação Periódica Moderna. Ligações químicas. Óxido-redução. Ligações químicas. Óxido-redução. Reações químicas. Funções inorgânicas. Cálculo Estequiométrico. Quantidades e medidas. Soluções. pH. Cinética química. Equilíbrio químico. Noções de termoquímica. Eletroquímica. Noções de química orgânica. Noções de radioatividade. Fundamentos teóricos de análise qualitativa e quantitativa. Segurança de laboratório.
I I OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade, Proporcionando ao acadêmico conhecimentos básicos de Química, através dos estudos de propriedades Físicas, mecanismos de reação de várias classes de compostos, fornecendo subsídios necessários para o estudo de assuntos mais específicos e aplicados à Ciências Biológicas, bem como na manipulação de materiais de laboratório.
2.1 Objetivos Específicos
· Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para produção, análise e interpretação de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos;
· Identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações interpolações e interpretações;
· Analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos;
· Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
- Reconhecer e propor a investigação de um problema relacionado à química, selecionando procedimentos experimentais pertinentes;
- Desenvolver conexões hipotéticas – lógicas que possibilitem previsões a cerca de transformações Químicas.
· Aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida profissional;
· Distinguir: átomos, moléculas, elementos, substâncias.
· Identificar algumas das propriedades características de uma substância;
· Identificar o método mais adequado para separação dos componentes de uma mistura;
· Distinguir sistemas formados por uma única substância ou por uma mistura;
· Diferenciar as partículas presentes em um átomo e suas respectivas massas e cargas.
· Comparar detalhadamente as estruturas atômicas dos diversos elementos;
· Localizar um elemento na Tabela Periódica a partir do seu número atômico;
· Reconhecer os elementos constituintes das principais famílias;
· Prever a fórmula de um composto a partir dos números atômicos de seus constituintes;
· Prever a fórmula de um composto a partir dos números atômicos de seus constituintes;
· Avaliar o tipo de ligação entre átomos de diversos elementos;
· Reconhecer ácidos, bases e sais;
· Utilizar as regras de nomenclatura para ácidos, bases e sais;
· Classificar ácidos, bases e sais; Átomo de carbono, moléculas orgânicas, carga formal, grupos funcionais, forças intermoleculares, propriedades físicas de compostos orgânicos - conhecer os fundamentos básicos da ciência química;
· Identificar os principais tipos de dispersões, analisando aspectos relacionados à concentração, diluição e misturas de soluções;
· Analisar as principais informações sobre os diferentes tipos de misturas;
· Compreender e interpretar as propriedades das soluções;
· Esclarecer fenômenos da matéria observados no cotidiano através de suas propriedades coligativas.
· Conhecer os fundamentos básicos da ciência química;
· Identificar os principais tipos de reações, correlacionando-os com a natureza química das espécies envolvidas;
· Analisar o que estuda a termoquímica, bem como fenômenos do cotidiano que envolve reações termoquímicas;
· Registrar, analisar e compreender os tipos de energias envolvidas nas reações;
· Estudar a velocidade das reações e como pode-se modificar a velocidade da mesma aplicando nos fenômenos do dia a dia.
· Reconhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação;
· Compreender como determinados fatores influenciam as reações, concluindo pela tendência ao equilíbrio químico dinâmico.
· Identificar nos diversos equilíbrios químicos as reações que ocorre no dia-a-dia como em sistemas biológicos;
· Estudar os tipos de equilíbrio química existente e como calcular o Ph e Poh da água e de outras substâncias.
· reconhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e seu caminho de reação analisar o funcionamento de uma pilha e a aplicação da eletroquímica em experimentos;
· Identificar mudanças no comportamento das pilhas como variações de oxidação e redução;
· Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos e haletos de alquila. Obtenção de um composto carboxílico.
· Compostos orgânicos contendo átomos de 0, N e S: álcoóis, fenóis, éteres, ácidos carboxílicos, sais e anidridos de ácidos orgânicos. Ésteres, aldeídos, cetonas, aminas, nitrilas, iminas, nitrocompostos, tióis, tioesteres, ácidos sulfônicos. Alguns aspectos da produção de um medicamento.
· Estereoquímica e alguns aspectos de reações enzimáticas.
· Introdução à Química de Produtos Naturais: Flavonóides, Alcalóides, carboidratos, aminoácidos, peptídios, proteínas, lipídios, terpenos, esteróides e alguns compostos heterocíclicos. Extração de compostos e métodos de separação
III Conteúdo Programático:
Unidade 1- Introdução a Química.Definição e Aplicações.
Unidade 2- Atomística. Radiações. Aplicações: Radiologia
Unidade 3- Classificação Periódica.
Unidade 4- Ligações Químicas
Unidade 5- Funções Inorgânicas
Unidade 6- Notação Química
Unidade 7- Cálculos Químicos: balanceamentos e estequiometria.
Unidade 8- Misturas e Soluções
Unidade 9- Concentração de soluções
Unidade 2- Atomística. Radiações. Aplicações: Radiologia
Unidade 3- Classificação Periódica.
Unidade 4- Ligações Químicas
Unidade 5- Funções Inorgânicas
Unidade 6- Notação Química
Unidade 7- Cálculos Químicos: balanceamentos e estequiometria.
Unidade 8- Misturas e Soluções
Unidade 9- Concentração de soluções
Unidade 10- Diluição de Soluções
Unidade 11- Misturas de soluções com mesmo soluto.
Unidade 12- Análise Volumétrica
Unidade 13 Termoquímica
Unidade 14 Equilíbrios Químicos
Unidade 15- PH e POH
Unidade 16 Eletroquímica
Unidade 17- Química Orgânica
II Procedimentos Metodológicos
O curso constará de aulas teóricas, nas quais o professor expõe e desenvolve o assunto, ilustrando-o com exemplos e a discussão de questões e problemas. Serão utilizados os recursos didáticos disponíveis tais como: projetor, datashow, quadro negro, giz, notas de aula, bibliografia com ênfase no livro texto, textos complementares.
Nas atividades serão colocados ao longo do curso, notas de aula, exercícios e problemas propostos, exercícios e problemas resolvidos pelo professor, textos complementares, o gabarito das provas e etc.
Serão realizadas avaliações teóricas com questões objetivas e subjetivas e, também, trabalhos escritos e seminários como formas de avaliação para discussão dos conteúdos programáticos ministrados.
III Recursos Didáticos
- Quadro-giz;
- Retroprojetor;
- Computador;
- Datashow;
- TV-Vídeo.
- Aulas práticas em laboratório
IV Atividades Avaliativas
Provas e trabalhos sobre o conteúdo da disciplina. Serão: 1 prova () no valor de 5 pontos e dois trabalhos ( e ) feitos por grupo de no máximo 3 alunos valendo 2 pontos cada, sendo apresentação estilo seminário. Um ponto será avaliação participativa de cada aluno. A média final () será calculada da seguinte forma:
MF = P1 + T1+T2 +1
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRADY, J.E. Humiston, G.E. Química Geral. Livros Técninos e Científicos Ltda. V. 1 e 2 Rio de Janeiro
MAHAN, B. M. Myers M. Química; Um Curso Universitário. Edgard Blucher Ltda. São Paulo; S.P. 2001.
LEE, J.D. Química Inorgânica. Edgar Blucer Ltda. Sãu Paulo; S.P. 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MC MURRY, jhon. Química Orgânica. LTC – Livros técinicos e Científicos. S.A. v. 1 e. 2. Rio de Janeiro. R.J. 1997.
RUSSEL. J. B. Química Geral. Makron Books Ltda. V. 1 e. 2. Sãoo Paulo, S.P.. 1994.
SOLOMONS, T.W. Química Organica. LTC – Livros Técnicos e Científicos. S.A. v.1 e 2 rio de Janeiro; R.J. 1996.
ALLINGER. N. L. et. al. Química Orgânica. LTC – Livros Técnicos e Científicos. S.A. Rio de Janeiro, R.J. 1976.
VOGEL, A. Análise Química Quantitativa. LTC – Livros Técnicos e Científicos. S.A. rio de Janeiro, R.J. 2002.
HEIN, M. S. Fundamentos de Química Geral, LTC – Livros Técnicos e Científicos. S.A. Rio de Janeiro, R.J.
BACCAN, N. Química Analítica Elementar. Edgard Blucer. Ltda. São Paulo, S.P. 2001.
SITES RECOMENDADOS:
Química Geral
QMCWeb - Revista Eletrônica de Química
Centro de divultação científica - USP
Site sobre diversos conteúdos de química
Tabela Periódica Interativa Merck
Moleculariun é projeto da Universidade de Coimbra com o objetivo de mostrar simulações de fenômenos físicos e químicos.
MUSEU DE MINERAIS E ROCHAS "HEINZ EBERT"
Site da Professora Martha Reis
Física e Química para quem se lembrou hoje que o teste é amanhã...
Chemkeys - Site elaborado pelos professores João Carlos de Andrade e Rogério Custódio do Instituto de Química da UNICAMP.
Página pessoal de Emiliano Chemello
Página pessoal do professor J.C. Gonçalves
Química Orgânica
Site da disciplina Química Orgânica Experimental da UFSC.
Quirinópolis, 21 de março de 2012
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Antônio Carlos Agda Novaes Isa Lúcia de Moraes
(professor) (Coordenadora)