PLANO DE CURSO





Criada pela Lei n.º 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE-GO de 20 abril de 1999)

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE QUIRINÓPOLIS

End: Av. Brasil Qd 03 Lt 01 Conjunto Hélio Leão III – CEP: 75860-000 – Quirinópolis-GO
Telefone: (0xx64) 651-2285                    Fax: (0xx64) 651-2285

Disciplina: QUÍMICA APLICADA A BIOLOGIA

Professor: Antônio Carlos Agda Novaes
Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS                       
Carga Horária: 110       Teórica: 95                Prática: 15

Ano: 2012

PLANO DE CURSO

I         Ementa:

Estudo do átomo (atomística). Classificação Periódica Moderna. Ligações químicas. Óxido-redução. Ligações químicas. Óxido-redução. Reações químicas. Funções inorgânicas. Cálculo Estequiométrico. Quantidades e medidas. Soluções. pH. Cinética química. Equilíbrio químico. Noções de termoquímica. Eletroquímica. Noções de química orgânica. Noções de radioatividade. Fundamentos teóricos de análise qualitativa e quantitativa. Segurança de laboratório.

I I OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade, Proporcionando ao acadêmico conhecimentos básicos de Química, através dos estudos de propriedades Físicas, mecanismos de reação de várias classes de compostos, fornecendo subsídios necessários para o estudo de assuntos mais específicos e aplicados à Ciências Biológicas, bem como na manipulação de materiais de laboratório.


2.1 Objetivos Específicos


·         Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para produção, análise e interpretação de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos;
·         Identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações interpolações e interpretações;
·         Analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos;
·         Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
  • Reconhecer e propor a investigação de um problema relacionado à química, selecionando procedimentos experimentais pertinentes;
  • Desenvolver conexões hipotéticas – lógicas que possibilitem previsões a cerca de transformações Químicas.
·         Aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida profissional;
·          Distinguir: átomos, moléculas, elementos, substâncias.
·         Identificar algumas das propriedades características de uma substância;
·         Identificar o método mais adequado para separação dos componentes de uma mistura;
·         Distinguir sistemas formados por uma única substância ou por uma mistura;
·         Diferenciar as partículas presentes em um átomo e suas respectivas massas e cargas.
·         Comparar detalhadamente as estruturas atômicas dos diversos elementos;
·         Localizar um elemento na Tabela Periódica a partir do seu número atômico;
·         Reconhecer os elementos constituintes das principais famílias;
·         Prever a fórmula de um composto a partir dos números atômicos de seus constituintes;
·         Prever a fórmula de um composto a partir dos números atômicos de seus constituintes;
·         Avaliar o tipo de ligação entre átomos de diversos elementos;
·         Reconhecer ácidos, bases e sais;
·         Utilizar as regras de nomenclatura para ácidos, bases e sais;
·         Classificar ácidos, bases e sais; Átomo de carbono, moléculas orgânicas, carga formal, grupos funcionais, forças intermoleculares, propriedades físicas de compostos orgânicos - conhecer os fundamentos básicos da ciência química;
·         Identificar os principais tipos de dispersões, analisando aspectos relacionados à concentração, diluição e misturas de soluções;
·         Analisar as principais informações sobre os diferentes tipos de misturas;
·         Compreender e interpretar as propriedades das soluções;
·         Esclarecer fenômenos da matéria observados no cotidiano através de suas propriedades coligativas.
·         Conhecer os fundamentos básicos da ciência química;
·         Identificar os principais tipos de reações, correlacionando-os com a natureza química das espécies envolvidas;
·         Analisar o que estuda a termoquímica, bem como fenômenos do cotidiano que envolve reações termoquímicas;
·         Registrar, analisar e compreender os tipos de energias envolvidas nas reações;
·         Estudar a velocidade das reações e como pode-se modificar a velocidade da mesma aplicando nos fenômenos do dia a dia.
·         Reconhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação;
·         Compreender como determinados fatores influenciam as reações, concluindo pela tendência ao equilíbrio químico dinâmico.
·         Identificar nos diversos equilíbrios químicos as reações que ocorre no dia-a-dia como em sistemas biológicos;
·         Estudar os tipos de equilíbrio química existente e como calcular o Ph e Poh da água e de outras substâncias.
·         reconhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e seu caminho de reação analisar o funcionamento de uma pilha e a aplicação da eletroquímica em experimentos;
·         Identificar mudanças no comportamento das pilhas como variações de oxidação e redução;
·         Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos e haletos de alquila. Obtenção de um composto carboxílico.
·         Compostos orgânicos contendo átomos de 0, N e S: álcoóis, fenóis, éteres, ácidos carboxílicos, sais e anidridos de ácidos orgânicos. Ésteres, aldeídos, cetonas, aminas,  nitrilas, iminas, nitrocompostos, tióis, tioesteres, ácidos sulfônicos. Alguns aspectos da  produção de um medicamento.
·         Estereoquímica e alguns aspectos de reações enzimáticas.
·         Introdução à Química de Produtos Naturais: Flavonóides, Alcalóides, carboidratos,  aminoácidos, peptídios, proteínas, lipídios, terpenos, esteróides e alguns compostos  heterocíclicos. Extração de compostos e métodos de separação


III Conteúdo Programático:

Unidade 1- Introdução a Química.Definição e Aplicações.
Unidade 2- Atomística. Radiações. Aplicações: Radiologia
Unidade 3- Classificação Periódica.
Unidade 4- Ligações Químicas
Unidade 5- Funções Inorgânicas
Unidade 6- Notação Química
Unidade 7- Cálculos Químicos: balanceamentos e estequiometria.
Unidade 8- Misturas e Soluções
Unidade 9- Concentração de soluções
Unidade 10- Diluição de Soluções
Unidade 11- Misturas de soluções com mesmo soluto.
Unidade 12- Análise Volumétrica
Unidade 13 Termoquímica
Unidade 14 Equilíbrios Químicos
Unidade 15- PH e POH
Unidade  16  Eletroquímica
Unidade 17- Química Orgânica

II      Procedimentos Metodológicos
O curso constará de aulas teóricas, nas quais o professor expõe e desenvolve o assunto, ilustrando-o com exemplos e a discussão de questões e problemas. Serão utilizados os recursos didáticos disponíveis tais como: projetor, datashow, quadro negro, giz, notas de aula, bibliografia com ênfase no livro texto, textos complementares.
Nas atividades serão colocados ao longo do curso, notas de aula, exercícios e problemas propostos, exercícios e problemas resolvidos pelo professor, textos complementares, o gabarito das provas e etc.
Serão realizadas avaliações teóricas com questões objetivas e subjetivas e, também, trabalhos escritos e seminários como formas de avaliação para discussão dos conteúdos programáticos ministrados.

III   Recursos Didáticos
  • Quadro-giz;
  • Retroprojetor;
  • Computador;
  • Datashow;
  • TV-Vídeo.
  • Aulas práticas em laboratório
IV   Atividades Avaliativas
Provas e trabalhos sobre o conteúdo da disciplina. Serão: 1 prova (*) no valor de 5 pontos  e dois trabalhos ( e ) feitos por grupo de no máximo 3 alunos valendo 2  pontos cada, sendo  apresentação estilo seminário. Um ponto será avaliação participativa de cada aluno. A média final () será calculada da seguinte forma:
MF = P1 + T1+T2 +1


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRADY, J.E. Humiston, G.E. Química Geral. Livros Técninos e Científicos Ltda. V. 1 e 2 Rio de Janeiro
MAHAN, B. M. Myers M. Química; Um Curso Universitário. Edgard Blucher Ltda. São Paulo; S.P. 2001.
LEE, J.D. Química Inorgânica. Edgar Blucer Ltda. Sãu Paulo; S.P. 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MC MURRY, jhon. Química Orgânica. LTC – Livros técinicos e Científicos. S.A. v. 1 e. 2. Rio de Janeiro. R.J. 1997.

RUSSEL. J. B. Química Geral. Makron Books Ltda. V. 1 e. 2. Sãoo Paulo, S.P.. 1994.

SOLOMONS, T.W. Química Organica. LTC – Livros Técnicos e Científicos. S.A. v.1 e 2 rio de Janeiro; R.J. 1996.

ALLINGER. N. L. et. al. Química Orgânica. LTC – Livros Técnicos  e Científicos. S.A. Rio de Janeiro, R.J. 1976.

VOGEL, A. Análise Química Quantitativa. LTC – Livros Técnicos e Científicos. S.A. rio de Janeiro, R.J. 2002.

HEIN, M. S. Fundamentos de Química Geral, LTC – Livros Técnicos e Científicos. S.A. Rio de Janeiro, R.J.

BACCAN, N. Química Analítica Elementar. Edgard Blucer. Ltda. São Paulo, S.P. 2001.

SITES RECOMENDADOS:

Química Geral
    
    QMCWeb - Revista Eletrônica de Química

    Centro de divultação científica - USP
 
     Site sobre diversos conteúdos de química
    
    Tabela Periódica Interativa Merck
    
    Moleculariun é projeto da Universidade de Coimbra com o objetivo de mostrar simulações de fenômenos físicos e químicos.
 
    MUSEU DE MINERAIS E ROCHAS "HEINZ EBERT"
    
    Site da Professora Martha Reis

    Física e Química para quem se lembrou hoje que o teste é amanhã...
   
    Chemkeys - Site elaborado pelos professores João Carlos de Andrade e Rogério Custódio do Instituto de Química da UNICAMP.
   
      Página pessoal de Emiliano Chemello
   
    Página pessoal do professor J.C. Gonçalves

http://hermes.ucs.br/ccet/defq/naeq/imagens/seta.gif Química Orgânica
    Site da disciplina Química Orgânica Experimental da UFSC.


Quirinópolis, 21 de março de 2012



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      Antônio Carlos Agda Novaes                                     Isa Lúcia de Moraes
             (professor)                                                                (Coordenadora)

EXERCÍCIOS

AULAS PRÁTICAS