SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS


Sistemas Materiais

Sistema – é qualquer porção limitada de matéria que vai ser submetida a um estudo. Ex: barra de ferro, pedaço de madeira, copo de água,...→ podem ser: homogêneos ou heterogêneos; 
Sistema Homogêneo – uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. Ex: água + açúcar 

Sistema Heterogêneo – não uniformes e com características diferentes . Ex: água + óleo
Fases – é cada uma das porções homogêneas existentes em um sistema. Ex: água + óleo (sistema bifásico – 2 fases), água + óleo + álcool (sistema trifásico – 3 fases)
-          Assim , quanto ao nº de fases, os sistemas são classificados em:
● sistemas monofásicos – têm uma única fase → sist. homogêneos  ou  soluções;
● sistemas polifásicos – possuem  mais de uma fase (bifásicos, trifásicos,...)→ sist. heterogêneos;
Substâncias

Substância Pura – é uma matéria composta por um conjunto de partículas quimicamente iguais, isto é, contém um só tipo de molécula. Ex: NH4, CO2, O3,... Estas podem ser classificadas em Simples ou Compostas.

Substâncias Simples – são formadas por um só tipo de átomo. Ex: N2, P4, O2, O3, S8,... – Substâncias Alotrópicas: mesmo elemento químico em arranjos diferentes. Ex: diamante x grafite; gás oxigênio x gás ozônio. 

Substâncias Compostas – são formadas por mais de um tipo de átomo. Ex: H2O, C6H12O6, CO, HCl,...



Misturas
Misturas – é qualquer sistema formado de duas ou mais substâncias puras, denominadas componentes. Ex: água + açúcar     água + sal. Estas podem ser classificadas em: Homogêneas e Heterogêneas;
 Misturas Homogêneas (Solução) – são aquelas em que não se consegue distinguir os seus componentes. Ex: água (solvente) + açúcar (soluto)   água + álcool
Misturas Heterogêneas – são aquelas em que se consegue distinguir seus componentes. Ex: água + óleo   água + arei
Sangue e Leite que tipo de mistura são?
  R: Mistura Heterogênea – não são visualizados ao olho nu!
 ● Mistura Eutética - se comportam como se fossem substâncias puras no processo de fusão, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da fusão. Ex: gelo + sal de cozinha
 ● Mistura Azeotrópica - se comportam como se fossem substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição. Ex: água + álcool.

Material de laboratório
Bico de Bunsen - funciona a gás e serve para o aquecimento de materiais não-inflamáveis;
Tela de amianto - É um trançado de fios de ferro, tendo no centro um disco de amianto que recebe calor do bico de Bunsen e distribui o calor uniformemente para todos os recipientes sobre ela;
Tripé de ferro - serve como apoio para a tela de amianto e para equipamentos que são colocados sobre ela;
Tubo de ensaio - usado para testar reações com pequenas quantidades de reagentes;
Vidro de relógio - usado para pesar pequenas quantidades de substâncias, para evaporar pequenas quantidades de soluções e para cobrir béqueres e outros recipientes; 
Erlenmeyer – usado para preparar e guardar soluções;

Processos  de  Separação  de  Misturas
É possível separar componentes de misturas por meio de vários processos, esses variam conforme o tipo de mistura que se queira separar:
Separação de misturas heterogêneas entre sólidos → catação, levigação, flotação, imantação, ventilação e dissolução fracionada;
Separação de misturas heterogêneas entre sólidos e líquidos → filtração, decantação, centrifugação e sifonagem;
Separação de misturas homogêneas → evaporação, destilação, destilação fracionada,  fusão e solidificação fracionada.
Catação – processo de separação manual dos diferentes componentes (fases) que compõem uma mistura. Ex: catar feijão.
Levigação – processo de separação de elementos mais densos dos menos densos utilizando água corrente. Ex: separação do ouro.
Flotação – processo de separação de sólidos de densidades diferentes usando água. Ex: separação de minérios de suas impurezas, mistura de pó de serra e areia.
Tamisação – processo de separação por meio de peneiras (tamises). Ex: peneirar farinha p/bolo.
Separação Magnética – processo de separação por meio de um ímã. Ex: ferro em pó + enxofre em pó 
Ventilação – processo de separação de substâncias sólidas de densidades muito diferentes por meio de uma corrente de ar. Ex: máquina de beneficiar arroz.

Separação de misturas homogêneas
¢  Evaporação – é um processo usado para separar um sólido de um líquido. Submete-se a mistura ao aquecimento, a água se evapora e o sólido permanece no recipiente. Ex: água + sal (salinas).

Destilação – separação de um líquido com outro líquido ou a um sólido; através da vaporização do líquido e de sua posterior condensação (destilador). Ex: laboratórios (remédios) e indústrias (bebidas).
¢  Destilação Fracionada – é o aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição não muito próximos. Ex: indústrias petroquímicas – separação de derivados de petróleo.





EXERCÍCIOS

AULAS PRÁTICAS